Sem muito a comemorar em seu dia, Radialistas continuam a fazer do Rádio e TV os principais veículos de comunicação

Notícias
Tipografia

WhatsApp Image 2020 09 21 at 07.37.23

Com milhões de tele-expectadores e ouvintes, o Rádio e TV além de levar informação, cultura e entretenimento é o principal veículo de comunicação, inclusive para serviços de utilidade pública.

Comemorado em duas datas (7/11 e 21/09), aqui em São Paulo, os trabalhadores de empresas de Rádio e TV não tem muito a comemorar. Os patrões, como é de praxe não orientaram seu sindicato a assinar a convenção coletiva. Os trabalhadores, para eles, não passam de mão de obra substituíveis. Situação que nem sempre foi assim.

A confusão da comemoração com mais uma data se deu em junho de 2006, quando o ex-presidente Lula sancionou a Lei nº 11.327 que institui o Dia do Radialista, a ser comemorado em 7 de novembro, data de nascimento do compositor, músico e radialista Ary Barroso. A autoria foi do deputado Sandes Junior (PP-GO) que argumentou que "a instituição do Dia do Radialista, além de prestar uma justa homenagem a Ary Barroso, no ano do centenário de seu nascimento e, por extensão, aos profissionais do rádio, reconhece também a importância desse meio de comunicação de massa no contexto da história do país". Como se vê, usou a categoria para exaltar a importância do veículo. Um contrasenso só.

O dia dos Radialistas, verdadeiramente, é comemorado pela categoria no dia 21 de setembro. A data faz referência em relação a conquista da categoria através de um decreto presidencial, sancionado pelo então presidente da República Getúlio Vargas, que insituiu um piso salarial ou remuneração mínima para os profissoinais da categoria. Relatos de profissionais da época relatam que os trabalhadores silenciaram as transmissões ao saírem às ruas para comemorar suas vitórias.

No Dia dos Radialistas, além de parabenizar os trabalhadores, reforçamos a mensagem de que somente com união teremos fortalecimento e maior respeito à nossa categoria e que o individualismo é que nos leva a perdas politicas e econômicas. UNIDOS, JUNTOS AO SINDICATO, SOMOS FORTES!

Parabéns à todos os profissionais do rádio e da televisão!