Por questões de saúde funcionário da Globo e dirigente sindical do Sindicato dos Radialistas, sai da entidade e também da emissora

Notícias
Tipografia

josue22

Josué Brito dos Santos

Devido ao adoecimento físico e psicológico, o companheiro Josué solicitou sua demissão da empresa e renúncia do Sindicato dos Radialistas no estado de São Paulo

 

Ao sair da empresa e do Sindicato, Josué tomou uma decisão em defesa de sua saúde e da sua vida, sem abrir mão de continuar a luta em defesa da saúde e da organização dos colegas, por melhores condições de trabalho. Pois, mesmo fora dos quadros da empresa e da diretoria Sindicato, Josué permanece como membro da comissão de Políticas Permanentes do Sindicato dos Radialistas.

Problemas de saúde

Em 2010 o companheiro Josué sofreu um acidente de trajeto que impactou sua vida normal. Primeiro porque as sequelas do acidente foram se agravando devido a postura da Globo de não seguir a orientação médica de readequação funcional, a ponto de, em 2015, ficar um ano afastado pelo INSS, pois desenvolveu uma série de outras lesões nos dois pés, o que os médicos chamam de tendinopatia bilateral. Desenvolveu, também, por problemas na coluna lombar, bursite e síndrome do túnel do carpo bilateral (todos esses problemas relacionados com o trabalho e pós acidente de trajeto, segundo orientação médica).  

 

Já em 2018 Josué foi internado com uma inflamação no intestino, mas ao receber alta, continuou sua vida profissional e política no Sindicato dos Radialistas, onde continuou a organizar os trabalhadores na Comissão de Políticas Permanentes, que atua, diretamente, com a saúde profissional dos trabalhadores. Em 2019 sofre o mesmo problema, chegando ao ponto de ser internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde ficou 4 dias. Preocupado com essa situação, de se tornar recorrente, devido a gravidade com que esteve internado, procurou atendimento médico especializado que diagnosticou seu problema de cunho psicológico, pois somado ao trabalho profissional, geravam stress e ansiedade, que não só o estava adoecendo, como sua família também. A orientação médica especializada era de que não ele poderia continuar atuando onde adoeceu.

Historia

Josué Brito dos Santos, começou a trabalhar na Globo como PJ em 1994. Trabalhou nessa condição na empresa até 1997, onde passou a trabalhar, como trabalhador terceirizado sendo que, em 2001, passou a integrar o quadro de funcionários da empresa. Ao compor o quadro de funcionários, uma de suas primeiras atitudes foi se sindicalizar, compondo então o grupo de trabalhadores sindicalizados na empresa e, em 2015, fez parte da chapa eleitoral que foi eleita para dirigir a entidade sindical e ficou, desde então.

Diretoria do Sindicato dos Radialistas e colegas de trabalho desejam muita saúde e sorte em sua nova jornada, que não deixa de ser uma caminhada de luta, pelos interesses de nossa classe.