Sindicatos aguardam retorno da EBC para começar a negociação do ACT

Notícias
Tipografia

Foto: Sindicato dos Jornalistas DF

Na última sexta, os Sindicatos dos Jornalistas e os Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ, SP e MA encaminharam para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) a proposta dos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018. As entidades propuseram que a primeira reunião ocorra na próxima sexta, dia 29/09.

A proposta de ACT foi debatida pelos trabalhadores em assembleia realizada nos dias 6, 13 e 15 de setembro. Entre as propostas, se destaca um reajuste de 6,5% para os salários, compensando a inflação e as perdas salariais dos últimos dois anos, além de um reajuste nos benefícios entre 6,5 e 10%. Também foi aprovado um piso mínimo para os empregados de nível médio e técnico de 3 mil reais.

Os trabalhadores ainda pedem que as funções comissionadas na empresa só sejam ocupadas por empregados do quadro efetivo, além da diminuição da função em 30% para redução das disparidades. A proposta manteve a atual versão da cláusula sobre horas extras, garantindo ao empregado à escolha de compensação em folga ou em dinheiro, mas aumentou o valor da hora-extra para 70% da normal.

Outra proposta é a de preservação do quadro efetivo da empresa, evitando a terceirização de funções desempenhada pelos empregados do quadro. A proposta também prevê uma compensação dos atrasos da jornada em 90 dias e a redução da carga horária dos empregados de jornada de 40 horas para 35 horas semanais.

Confira ACT completo