Bolívia adota o modelo japonês-brasileiro de TV digital

Tipografia

Os governos de Japão e Bolívia assinaram um acordo para a implementação da TV Digital no país sul-americano

Os governos de Japão e Bolívia assinaram um acordo para a implementação da TV Digital no país sul-americano na terça-feira passada (20). O padrão de TV digital criado pelos japoneses e incrementado pelo Brasil, de acordo com o ministro boliviano de Obras Públicas, Walter Delgadillo, é o mais adequado para o país.

Além das vantagens tecnológicas, que permitem uma melhor adequação a geografia boliviana, Delgadillo destacou que o modelo escolhido pela Bolívia também foi adotado por muitos países sul-americanos, como Argentina, Brasil, Chile, Equador, Peru e Venezuela. De acordo com o ministro, isso possibilitará um grande intercambio cultural e tecnológico no continente.

Além do modelo japonês-brasileiro, também foram oferecidos aos bolivianos os modelos estadunidense, europeu e chinês.

O presidente Evo Morales afirmou que com o sistema digital, o Estado recuperará o controle sobre o espectro eletromagnético e, assim, modificará o cenário de concentração dos meios de comunicação.

O acordo firmado nesta terça prevê que o sistema de telecomunicações televisivo demorará dez anos para transitar do modelo analógico atual para o novo modelo digital.

De La Paz, na Bolívia, para a Radioagência NP, Vinicius Mansur.